O mês de outubro é o mês mais rosa do calendário. Isso se deve à campanha de prevenção ao câncer de mama, que há anos é promovida neste período do ano. O médico Alberto Sanches, diretor técnico do Hospital Beneficência Portuguesa de Bauru, ressalta que a iniciativa tem como objetivo promover a cultura dos exames preventivos entre as mulheres. “O Outubro Rosa já é um movimento consolidado junto à população e sua importância está no fato de se levantar a questão do câncer de mama, fazendo com que as mulheres na faixa etária indicada procurem o médico e realizem anualmente os exames que ajudam na detecção precoce da doença”, explica.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), essa estratégia é de grande relevância para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento.
O diagnóstico é feito com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença, ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. “Vale lembrar que as mulheres não devem fazer os exames e se preocupar com a incidência desse tipo de tumor apenas no mês de outubro. Elas devem manter uma agenda ao longo do ano para o seu autocuidado, com consultas periódicas ao ginecologista, para verificar como está a sua saúde”, destacou o médico.
O Hospital Beneficência Portuguesa de Bauru possui médicos disponíveis para agendamento no Centro Médico Ambulatorial (CMA), atendendo conveniadas e pacientes particulares. Telefone para mais informações: (14) 2106-8686.