Logo Beneficência Portuguesa de Bauru
Hospital Beneficência Portuguesa de Bauru realiza primeira artroplastia de joelho bilateral com auxílio do sistema robótico VELYS(TM)

25 de September de 2025

Hospital Beneficência Portuguesa de Bauru realiza primeira artroplastia de joelho bilateral com auxílio do sistema robótico VELYS(TM)

tamanho do texto

A Johnson & Johnson MedTech, líder global em tecnologias e soluções ortopédicas, anuncia que o Hospital Beneficência Portuguesa de Bauru realizou, com sucesso, a primeira artroplastia total de joelho bilateral com auxílio do sistema robótico VELYS(TM) Robotic-Assisted Solution (VRAS) no interior do estado de São Paulo.  O procedimento aconteceu em 6 de agosto e foi conduzido pelo ortopedista Dr. Rodrigo Vannini, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ).

A paciente M.F. N. S., diagnosticada com osteoartrose avançada nos dois joelhos, foi submetida à substituição total das articulações por próteses, com o auxílio da nova tecnologia. "A cirurgia foi ótima. Achei que sentiria dor depois, mas não senti. Estou conseguindo realizar minhas atividades normalmente, andar com andador, ir ao banheiro, tomar banho, esticar a perna normalmente. Valeu muito a pena", relatou a paciente, em plena recuperação com evolução clínica positiva[1].

Tecnologia a serviço da saúde

O VELYS(TM) RAS é um assistente robótico compacto[2], aprovado pela Anvisa no fim de 2024 e desenvolvido para aprimorar os resultados da artroplastia total de joelho -- cirurgia indicada para pacientes com artrose, com dor intensa, limitação de movimentos e desgaste severo nas articulações[3].

O robô proporciona mais precisão no posicionamento dos implantes, ajustando-se à anatomia individual de cada paciente. Isso se traduz em mais estabilidade articular, preservação de tecidos, maior amplitude de movimento e uma recuperação mais rápida e eficaz[4],[5],[6],[7].

"O uso do VELYS(TM) representa um avanço significativo nas cirurgias ortopédicas. Ele nos permite executar cortes mais precisos, com mais segurança e controle intraoperatório, o que beneficia diretamente a recuperação e o bem-estar do paciente", explica o cirurgião Rodrigo Vannini[8].

Impacto para Bauru e região

Para o diretor técnico do hospital, Dr. Alberto Sanches, a aquisição da tecnologia robótica representa um marco para a saúde regional. "A chegada do VELYS(TM) RAS à Beneficência Portuguesa é um grande salto tecnológico para Bauru e para o interior paulista. Estamos colocando a cidade no mapa da inovação médica nacional, oferecendo aos nossos pacientes o que há de mais moderno em artroplastia de joelho. Isso eleva consideravelmente a qualidade da assistência médica em nossa região", comemora.

"A presença do VELYS(TM) Robotic-Assisted Solution no Brasil representa um avanço importante na ampliação do acesso a cuidados ortopédicos de alta tecnologia", afirma Daniel Cestari, Diretor de Ortopedia da Johnson & Johnson MedTech Brasil. "Ao unir a precisão da robótica ao planejamento cirúrgico personalizado, apoiamos os cirurgiões na obtenção de resultados mais consistentes e contribuímos para que os pacientes retomem suas atividades diárias com mais confiança. Essa inovação reforça nosso compromisso de promover transformações relevantes no cenário da saúde no país."


Evidências sobre o VRAS

Estudos indicam que o uso do VELYS(TM) RAS reduz em 53% as readmissões hospitalares relacionadas ao joelho e em 45% as visitas médicas nos três primeiros meses após a cirurgia, quando comparado a métodos manuais. Além disso, há 19% menos retornos ao hospital no período pós-operatório imediato[9].

Com o envelhecimento da população e o aumento da demanda por cirurgias articulares, as artroplastias estão em crescimento acelerado. A previsão é que o número de cirurgias de joelho no mundo passe de 2,3 milhões para 4,7 milhões até 2030[10]. Nesse cenário, procedimentos com assistência robótica devem representar 22% do total até o final da década[11].

Soluções ortopédicas da Johnson & Johnson MedTech

Na Johnson & Johnson, enfrentamos alguns dos desafios de saúde mais complexos e abrangentes do mundo. Em Ortopedia, nossa missão é manter as pessoas em movimento, aproveitando nossa ampla experiência em reconstrução articular, robótica e tecnologias de suporte, coluna, esporte, trauma e extremidades, para desenvolver a próxima geração de soluções médicas.

Oferecemos um dos portfólios mais completos de ortopedia do mundo, ajudando a restaurar o movimento e a qualidade de vida de milhões de pacientes. Para mais informações, acesse nosso site ou siga nosso perfil @jjmt_ortho ou no Linkedin.

Sobre a Johnson & Johnson

Na Johnson & Johnson, acreditamos que saúde é tudo. Nossa força em inovação em saúde nos capacita a construir um mundo onde doenças complexas sejam prevenidas, tratadas e curadas; onde os tratamentos sejam mais inteligentes e menos invasivos; e onde as soluções sejam personalizadas. Por meio de nossa expertise em Medicina Inovadora e MedTech, estamos exclusivamente posicionados para inovar em todo o espectro de soluções de saúde hoje, a fim de entregar as descobertas de amanhã e impactar profundamente a saúde da humanidade. Saiba mais sobre a escala global e a profunda expertise do setor MedTech da Johnson & Johnson em soluções cardiovasculares, ortopédicas, cirúrgicas e de visão em https://thenext.jnjmedtech.com. Siga-nos no @jnjmedtechbrasil e no LinkedIn. ©Johnson & Johnson do Brasil Indústria e Comércio de Produtos para Saúde Ltda. faz parte da Johnson & Johnson MedTech. 

 

*Nenhum dos médicos citados no texto possui contrato pago com a Johnson & Johnson para essa divulgação.

**Os testemunhos de pacientes citados no texto foram registrados por meio de entrevista e possuem consentimento para uso nesta divulgação.

Conteúdo destinado para profissionais de saúde. Para informações mais detalhadas e completas sobre o (s) produto (s), como indicações de uso, contra-indicações, advertências e outras informações importantes, consulte o Manual do usuário / Instruções de Uso.

No Brasil: Johnson & Johnson do Brasil Indústria e Comércio de Produtos para Saúde LTDA. Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 Complexo JK - Torre B São Paulo. (SP) - CEP 04543-011.

Registro ANVISA: 80145909120 / VELYS Robotic-Assisted Solution

BR_ORT_ALLO_405527

 

 

 

[1] O testemunho do paciente foi registrado via gravação em vídeo, realizada pelo Dr. Rodrio Vannini, com a assinatura de termo de autorização de uso das informações.

[2] VELYS Robotic-Assisted Solution Operation Dimension (February 24, 2021). Internal Report 103486302. (As cited in The VELYS(TM) Robotic-Assisted Solution versus competitor A comparison of system compactness). 

[3] Srivastava AK; Surgical Management of Osteoarthritis of the Knee Work Group, Staff of the American Academy of Orthopaedic Surgeons. American Academy of Orthopaedic Surgeons Clinical Practice Guideline Summary of Surgical Management of Osteoarthritis of the Knee. J Am Acad Orthop Surg. 2023 Dec 15;31(24):1211-1220. doi: 10.5435/JAAOS-D-23-00338. Epub 2023 Oct 24. PMID: 37883429.

[4] Hamilton W, Brenkel I, Barnett S, et al. Comparison of P.F.C. SIGMA to ATTUNE: A Prospective, Multicenter Study. Podium Presentation at the Closed Meeting of the Knee Society, Sept 2018, St Louis, MO, USA. 2018.

[5] Ranawat CS, White PB, West S, Ranawat AS. Clinical and Radiographic Results of ATTUNE and PFC SIGMA Knee Designs at 2-Year Follow-Up: A Prospective Matched-Pair Analysis. J Arthroplasty 2017; 32:431-6.

[6] Indelli PF, Pipino G, Johnson P, Graceffa A, Marcucci M. Posterior-stabilized total knee arthroplasty: a matched pair analysis of a classic and its evolutional design. Arthroplasty Today 2016; 2:193-8.

[7]Pfitzner T, Moewis P, Stein P, et al. Modifications of femoral component design in multi-radius total knee arthroplasty lead to higher lateral posterior femoro-tibial translation. Knee Surg Sports Traumatol Arthrosc. 2017. doi: 10.1007/s00167-017

 

[9]Huang P, Cross M, Gupta A, Intwala D, Ruppenkamp J, Hoeffel D. Early Clinical and Economic Outcomes for the VELYS Robotic-Assisted Solution Compared with Manual Instrumentation for Total Knee Arthroplasty. J Knee Surg. 2024 Oct;37(12):864-872. doi: 10.1055/a-2343-2444. Epub 2024 Jun 12. PMID: 38866046; PMCID: PMC1140509.

[10] GlobalData. 39 country knee reconstruction market model dataset, 2019.  Acesso em 25 de Julho de 2025.

[11] Jerry Chang, Christine Wu, Zoe Hinton, Sean Ryan, William Jiranek, Michael Bolognesi, Thorsten Seyler. Patient Perceptions and Interest in Robotic-Assisted Total Joint Arthroplasty, Arthroplasty Today, Volume 26, 2024, 101342, ISSN 2352-3441. https://doi.org/10.1016/j.artd.2024.101342.

Solicite um orçamento com um de nossos atendentes.

Chame no WhatsApp