Como parte das ações de conscientização pelo Setembro Amarelo, o Hospital Beneficência Portuguesa de Bauru realizou, nos dias 18 e 19 de setembro, um evento voltado aos seus colaboradores com foco na saúde mental. Com o tema “Cuidar da mente é cuidar da vida: um movimento de consciência e acolhimento”, a programação contou com palestras, roda de conversa e momentos de escuta e acolhimento.
O evento foi promovido pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), em parceria com os psicólogos do Hospital, a ala de Psiquiatria e a empresa Viver Mental Instituto de Saúde.
Para o diretor técnico do hospital, o médico Alberto Sanches, iniciativas como essa são fundamentais para a valorização da equipe multiprofissional. “Cuidar de quem cuida é um princípio que levamos muito a sério. Investir na saúde mental dos nossos colaboradores é garantir um ambiente mais humano, seguro e acolhedor para todos, inclusive para os nossos pacientes”, destacou.
A programação foi iniciada com a palestra “Falando sobre saúde mental”, ministrada pelo psiquiatra Edson Rubim, que abordou aspectos clínicos e práticos do cuidado com a saúde mental no ambiente hospitalar. No mesmo dia, a psicóloga Jéssica Luz de Castro, do Viver Mental Instituto de Saúde, conduziu a palestra “Mulheres que cuidam”, com foco no bem-estar emocional como base para o cuidado em saúde.
No dia seguinte, a advogada e gestora em saúde Luciana Nunes falou sobre protocolos hospitalares, enfatizando a importância da segurança jurídica e emocional para os profissionais da área. O encerramento ficou por conta da psicóloga Gretta Souza, com a roda de conversa sobre saúde mental, que promoveu uma reflexão coletiva sobre o equilíbrio emocional e estratégias para lidar com a rotina hospitalar.
