Logo Beneficência Portuguesa de Bauru
Ainda devo me preocupar com a dengue?

05 de January de 2024

Ainda devo me preocupar com a dengue?

tamanho do texto

Esta é a época do ano mais propícia para o Aedes aegipty. Calor e chuvas constantes formam a combinação perfeita para a proliferação do mosquito, que transmite, entre outras doenças, a dengue.

A estimativa de casos para 2024 é preocupante e está atrelada aos efeitos do El Niño e a confirmação da circulação da dengue tipo 3, que não era detectada no país há 15 anos.

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a dengue tem quatro sorotipos, e a infecção por um deles cria imunidade contra o mesmo sorotipo. Porém, a pessoa pode contrair dengue se tiver contato com um sorotipo diferente. Como pouca gente contraiu o tipo 3, há risco de epidemia porque há baixa imunidade contra esse sorotipo.

Entre os sintomas de alerta da doença estão: febre, manchas vermelhas pelo corpo, dor abdominal, vômito persistente, acompanhados também de sangramento na gengiva, no nariz ou na urina.

Ao perceber qualquer sintoma, a pessoa deve procurar atendimento médico. As formas de prevenção são as já conhecidas pela população: limpeza dos quintais para evitar água empoçada, que é criadouro do inseto, e receber os agentes de saúde para fazer a vistoria em possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, além da vacina para a dengue.

Solicite um orçamento com um de nossos atendentes.

Chame no WhatsApp